O Que é a regularização de Imóveis e como fazer

A regularização de imóveis pode ser resumida como a adequação necessária para que um bem imóvel esteja completamente conforme a lei local, seja no que diz respeito à sua matrícula, à sua propriedade, à sua posse ou a questões documentais diversas.

cubos com a face com ícones relacionados a regularização de imóvies dstribuídos

Regularização de Imóveis

Fazer a regularização de imóveis requer uma série de documentos, como escrituras alvará e outras certificações.

Assim, o imóvel passa a existir de fato perante as autoridades, e isso garante legalidade para pagamento de impostos e outras obrigações.

Um imóvel sem escritura, por exemplo, equivale a uma pessoa sem RG.

Regularização de Imóveis: processo

Após um estudo aprofundado da situação do terreno, da documentação e legislação pertinentes, o arquiteto ou o engenheiro fará um esboço do imóvel a ser construído, contemplando as necessidades e respeitando a regularização de imóveis.

Função

É a partir da J RIbeiro que se originará o projeto com orçamento e cronograma. Nós, juntamente com a equipe associada da J Ribeiro, ficamos dispostos a deixar claro o que é a regularização de imóveis e como fazer de forma adequada.

Nosso Processo

Cartório

A J Ribeiro se encarrega de fazer a liberação dos documentos para dar início ao projeto de construção de obras.

1
Dando inicio às obras

Planejamento, elaboração do projeto, execução da obra, cumprimento das obrigações dentro do prazo estipulado.

2
Reconhecimento do Imovel

Com a documentação liberada e com o projeto pelo menos em andamento, a obra já é considerada legítima pelo estado e deve cumprir suas obrigações tributárias.

3
cartoon pessoas apresentando regras de regularização de imóvies

O que significa regularizar um imóvel?

A compra ou venda de um imóvel acaba envolvendo inúmeras questões e processos repletos de burocracia. Por essa razão, antes de negociar um bem, é imprescindível que você verifique com atenção se há irregularidades sobre ele. Mas, afinal de contas, você sabe o que significa regularizar um imóvel?

 

A regularização de um imóvel tem o objetivo de legalizar construções que foram erguidas sem uma licença prévia. Dessa forma, ela tira a propriedade da clandestinidade. Conheça os cases de obras perfeitamente executadas da J Ribeiro. Caso o imóvel esteja irregular, pode haver ação da fiscalização a qualquer hora, com a aplicação de multa pela infração que está sendo cometida. Em alguns casos, a propriedade pode ser fechada. Entenda mais sobre o assunto.

cartoon de uma família entregando apara o novo moradro as chaves do imóvel regularizado

O que é necessário para regularizar o imóvel adequadamente?

Um dos principais problemas da regularização de imóveis está na falta de documentos. Se você tem um imóvel irregular e não sabe por onde começar, não precisa se preocupar.

Preparamos uma lista com a documentação necessária e, logo em seguida, vamos apresentar o passo a passo para cumprir essa tarefa. Confira o que é a regularização de imóveis e como fazer